Bravo T Jet









Bravo T Jet

      Gasolina    Cor:    Placa:    KM:0    Transmissao Manual

















Bravo T Jet

na essencia, versoes esportivas de carros de passeio servem para valorizar a imagem de agressividade e luxo de um modelo. em suma, funcionam melhor no marketing do que nas vendas. para o fiat bravo t jet, essa teoria esbarra na representatividade do hatch medio. lancado por aqui em 2010, ele ainda nao deslanchou nas vendas e mantem a media de mil unidades mensais. ou seja, a configuracao t jet oferece uma imagem mais agresssiva para um carro que tem pouca imagem nas ruas. talvez ate antecipando isso, a marca italiana mudou a estrategia de precos da versao em relacao ao punto t jet, hatch que recebe o mesmo conjunto dinamico.

no medio, a versao t jet custa r$ 68.950. sao r$ 5.470 a mais que a absolute manual a diferenca diminui para r$ 2.470 quando se equipa o absolute com o cambio dualogic , a que vem logo abaixo. no punto t jet, o preco de r$ 63.630 e r$ 14.130 maior que a versao imediatamente inferior. isso significa que, no bravo, a t jet consegue fisgar alguns clientes que chegam nas revendas com um dinheiro a mais no bolso e que buscam mais exclusividade. no modelo menor, a imensa discrepancia de valores inibe tal mobilidade.

como era de se esperar, isso influencia diretamente o share de vendas. o bravo t jet representa 10% do mix de vendas do modelo. uma percentagem alta quando comparado com outras versoes esportivas de modelos de passeio, que costumam rodear os 5%. com as contas feitas, sao cerca de 100 unidades do t jet que saem das concessionarias por mes.

o desempenho faz a diferenca a favor do bravo t jet, resultado do bom conjunto dinamico instalado pela fiat no medio. o motor e o 1.4 t jet que oferece 152 cv de potencia a 5.500 rpm e 21,1 kgfm de torque entre 2.250 e 4.500 rotacoes e bebe so gasolina. com a funcao overbooster ativada, o torque sobe para 23,0 kgfm em um pico nas 3 mil rotacoes e a curva da potencia e ligeiramente modificada. o cambio tambem e novo. um manual com seis velocidades feito na italia, muito mais preciso que os outros da marca italiana no brasil.

por ser uma versao topo de linha, o bravo t jet tambem ja vem bem completinho. destaque para os itens de seguranca: airbag duplo, abs, controle de estabilidade e de tracao sao de serie. ele ainda vem com ar-condicionado dual zone, radio/cd/mp3/usb/bluetooth, rodas de liga leve de 17 polegadas e banco do motorista com regulagem de altura. ja a lista de opcionais e quase tao extensa quanto. estao la airbags laterais, de cortina e para o joelho do motorista, gps com tela de 6,5 polegadas, teto solar, bancos revestidos parcialmente em couro, entre outros. equipado como estava o modelo testado, o preco sobe para r$ 85.937. ai, nao existe bom desempenho nem visual bonito que ajudem a acelerar as vendas.

desempenho o maior apelo desta versao do bravo. e o medio se da muito bem nesse quesito. os 152 cv do motor e principalmente o torque de 21,1 kgfm entre 2.250 e 4.500 rpm deixam o hatch bem esperto. e quando o overbooster e ativado e o torque sobe para 23 kgfm a potencia se mantem, mas chega em rotacoes menores , o t jet atinge o seu melhor desempenho. com ele ativado, o zero a 100 km/h fica na faixa dos 9 segundos. outro ponto positivo do bravo t jet e o cambio manual de seis marchas. importado da italia, e o melhor cambio que a marca italiana oferece no brasil, com engates curtos e precisos. nota 9.

estabilidade o bravo e um carro bom de curvas. e a versao t jet melhora tudo isso. com uma suspensao mais rigida, o hatch da fiat apoia muito bem no chao, mantendo boa aderencia em quase toda situacao. nessa versao, o carro ainda dispoe de controle de estabilidade, para corrigir a trajetoria em caso de exageros. nas retas, ate a faixa dos 160 km/h, o carro se mostrou muito preciso. nota 9.

interatividade os comandos sao muito intuitivos e facilitam a vida a bordo do bravo. o banco do motorista e a coluna de direcao tem ajustes verticais e horizontais, o que facilita a tarefa de achar a melhor posicao de dirigir. o cambio tem engates precisos, mas ligeiramente asperos. ja o radio, ate tem boas funcoes, mas o seu funcionamento e confuso demais. alem disso, a direcao eletrica parece neutralizar muito as acoes do motorista. um pecado quando a proposta e ser um esportivo. nota 7.

consumo o bravo t jet marcou uma media de 8,7 km/l de gasolina em circuito misto. o inmetro ainda nao tem medicoes da versao especifica. nota 6.

tecnologia o motor com turbo rende otima potencia para um propulsor de apenas 1.4 litro. a plataforma e uma evolucao da que era usada no antigo stilo, portanto, mais moderna. destaque tambem para a lista de equipamentos, bem completa, com airbag duplo, abs e controle de estabilidade de serie. nota 8.

conforto a suspensao mais rigida nessa versao faz com que o rodar do bravo t jet nao seja dos mais suaves. as pancadas sao passadas para o interior sem muita cerimonia e chacoalham a cabine. a roda de 17 polegadas, calcadas com pneus de perfil baixo, ajudam nessa rigidez. o espaco interno e apenas decente. quatro adultos e uma crianca viajam com boa dose de conforto. nota 6.

habitabilidade o interior do bravo e espacoso e entrar e sair do carro nao e um grande problema. atras, o caimento do teto traz alguma dificuldade para os ocupantes maiores. existe uma boa oferta de porta-objetos na cabine. o porta-malas leva 400 litros, mas tem a boca muito estreita, o que dificulta o seu uso. nota 7.

acabamento grande parte do painel e revestida por um material de otima qualidade, emborrachado e que tenta lembrar o visual da fibra de carbono. o console central ganha um plastico rigido de boa qualidade e bem encaixado. a versao t jet adiciona detalhes interessantes por dentro, como as costuras vermelhas e as pedaleiras esportivas. nota 8.

design o bravo ja e um carro muito bonito. com linhas harmoniosas e suaves, e um hatch medio que se impoe e chama a atencao pelo visual. a configuracao esportiva aumenta esse efeito. as rodas de 17 polegadas e o imenso teto solar que estava na versao testada sao bons argumentos a favor do hatch e deixam o desenho bem mais agressivo. nota 8.

custo/beneficio dentro da linha do bravo, a versao t jet ate faz algum sentido no ponto de vista financeiro. afinal, custa r$ 2.470 a mais que a absolute dualogic e r$ 5.470 a mais que a variante com cambio manual. e por isso, adiciona um comportamento bem esportivo, acabamento melhorado e visual inspirado. alem disso, nao tem muitos concorrentes na linha dos esportivos e o principal rival esta dentro de casa. o punto t jet que, com o mesmo conjunto mecanico, custa r$ 5.320 a menos. nota 7.

total o fiat bravo t jet somou 75 pontos em 100 possiveis.

basicamente, o bravo e um carro muito agradavel de dirigir. estabilidade elogiavel, motorizacao forte e interior bem acabado fazem dele um dos bons hatches medios do mercado. e quando se adiciona a essa mistura um comportamento mais esportivo, o resultado e bem divertido. com um conjunto mecanico mais apurado, ele se torna otimo no uso cotidiano e tambem em pistas livres.

como em todo modelo nervoso que se preze, o destaque fica sob o capo. esta o elogiavel motor t jet com 1.4 litro e turbocompressor. quem faz a conexao dele com as rodas dianteiras e uma transmissao manual de seis marchas importada da italia. e o casamento dos dois e muito feliz. com engates precisos embora asperos , o cambio extrai o melhor do propulsor. como a maioria dos turbinados, o torque maximo aparece em baixas rotacoes e continua pleno ate quase a faixa de potencia maxima. o resultado disso sao aceleracoes vigorosas e retomadas animadoras. e fica melhor quando o botao overbooster e pressionado, ja que o torque sobe mais um pouco. chega ate ser divertido tentar sair do sinal com a funcao ativada e o controle de tracao desligado sem cantar pneu.

a versao t jet ainda adiciona mais diversao ao bravo nas curvas. a suspensao e endurecida e fica mais rigida. com isso, o carro cola no chao, mesmo nas mudancas de direcao. a sensacao de seguranca e otima. em retas, o carro tambem fica pregado ao chao. o lado negativo e que a direcao e pouco direta pela assistencia eletrica um tanto excessiva, que diminui um pouco a comunicacao com as rodas.

no interior, as mudancas da versao t jet foram mais pontuais. sao todas esteticas e servem para dar um apelo extra de esportividade. caso das costuras dos bancos e do volante pintadas de vermelho, assim como os berrantes cintos de seguranca, na mesma cor, enquanto as pedaleiras sao de aco escovado. no resto, continua o acabamento que ja agrada bastante no bravo, com materiais de boa textura e bem encaixados.

fiat bravo t jet

motor: a gasolina, dianteiro, transversal, 1.368 cm, quatro cilindros em linha, quatro valvulas por cilindro e comando duplo de valvulas no cabecote. turbocompressor, intercooler, injecao eletronica multiponto sequencial e acelerador eletronico.

transmissao: cambio manual de seis marchas a frente e uma a re. tracao dianteira. possui controle eletronico de tracao.

potencia maxima: 152 cv a 5.500 rpm.

aceleracao 0-100 km/h: 8,7 segundos.

velocidade maxima: 206 km/h.

torque maximo: 21,1 kgfm entre 2.250 e 4.500 rpm. com o overbooster ligado: 23,0 kgfm a 3 mil rpm.

diametro e curso: 72 mm x 84 mm. taxa de compressao: 9,8:1.

suspensao: dianteira do tipo mcpherson com rodas independentes, bracos oscilantes e barra estabilizadora. traseira do tipo eixo de torcao, com rodas semi-independentes e barra estabilizadora.

pneus: 215/45 r17.

freios: discos ventilados na frente e solidos atras. oferece abs com ebd.

carroceria: hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. com 4,36 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,48 m de altura e 2,60 m de entre-eixos. oferece airbags frontais de serie e laterais, de cortina e de joelho para o motorista como opcional.

peso: 1.370 kg.

capacidade do porta-malas: 400 litros.

tanque de combustivel: 58 litros.

producao: betim, minas gerais.

lancamento na europa: 2007.

lancamento no brasil: 2010.

itens de serie: airbag duplo, ar-condicionado dual zone, direcao eletrica radio/mp3/usb/bluetooth, volante multifuncional, rodas de liga leve de 17 polegadas, abs, apoios de braco, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, controle de estabilidade e de tracao, hill holder que auxilia nas partidas em ladeiras , ponteira do escapamento cromada, sensor de estacionamento traseiro e trio eletrico.

preco: r$ 68.950.

opcionais: farois de xenon, teto solar panoramico, rebatimento eletrico dos retrovisores, sensor de chuva, sensor crepuscular, retrovisor interno eletrocromico, sensor de estacionamento dianteiro, radio com tela de 6,5 polegadas com gps integrado, airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista e bancos revestidos parcialmente em couro.

preco completo: r$ 85.937.

        



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